Assuntos Institucionais

Diretora de Mulheres Associadas compõe mesa de abertura de evento sobre gênero no MPPR

Nayani Kelly Garcia integrou evento ao lado de colegas
22 de março de 2019

No dia 22 de março de 2019, Nayani Kelly Garcia, Diretora de Mulheres da APMP e coordenadora da Comissão de Mulheres da CONAMP, compôs a mesa de abertura do seminário “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”, organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), e com apoio da Escola Superior do MPPR.

A Diretora de Mulheres parabenizou o Ministério Público por trazer este tema necessário para o debate na atualidade e comentou sobre a situação da violência contra as mulheres: “Conhecimento é poder, e sem educação e sem informação é impossível que se enfrente qualquer tema. O Brasil é o quinto país que mais mata mulher no mundo, em um universo de 83 países. Essa violência contra a mulher tem aumentado ou nós que temos mais acesso à essas informações relacionadas à violência?

A associada falou que em vista da importância do tema da igualdade de gênero a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) criou uma Diretoria de Mulheres; a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) criou uma Comissão de Mulheres; o MPPR criou uma Comissão de Assédio; e foi criado o Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e no Ministério Público.

A associada Ana Carolina Pinto Franceschi, promotora de Justiça e coordenadora do Nupige, também compôs a mesa de abertura do evento, em conjunto com as associadas Samia Saad Gallotti Bonavides, procuradora de Justiça (que representou o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia); Mônica Louise de Azevedo, procuradora de Justiça; Rosangela Gaspari, procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Apoio a Vítimas de Estupro (Naves) do MPPR; e os associados Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça; Eduardo Cambi, promotor de Justiça e coordenador da Escola Superior do MPPR.

Compuseram ainda a mesa as advogadas Helena Rocha, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB (Cevige), e Sandra Lia Bazzo Barwinski, do Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem/Brasil).

O seminário teve como foco promover o debate de questões relacionadas à violência contra a mulher. No encontro, foram tratadas também as formas de aprimoramento da atuação institucional voltada para a promoção da igualdade de gênero.

Assista aqui ao seminário.

Confira aqui como foi a programação do evento.

 

 



Com informações e fotos: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.