No dia 22 de março de 2019, Nayani Kelly Garcia, Diretora de Mulheres da APMP e coordenadora da Comissão de Mulheres da CONAMP, compôs a mesa de abertura do seminário “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”, organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), e com apoio da Escola Superior do MPPR.
A Diretora de Mulheres parabenizou o Ministério Público por trazer este tema necessário para o debate na atualidade e comentou sobre a situação da violência contra as mulheres: “Conhecimento é poder, e sem educação e sem informação é impossível que se enfrente qualquer tema. O Brasil é o quinto país que mais mata mulher no mundo, em um universo de 83 países. Essa violência contra a mulher tem aumentado ou nós que temos mais acesso à essas informações relacionadas à violência?”
A associada falou que em vista da importância do tema da igualdade de gênero a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) criou uma Diretoria de Mulheres; a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) criou uma Comissão de Mulheres; o MPPR criou uma Comissão de Assédio; e foi criado o Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e no Ministério Público.
A associada Ana Carolina Pinto Franceschi, promotora de Justiça e coordenadora do Nupige, também compôs a mesa de abertura do evento, em conjunto com as associadas Samia Saad Gallotti Bonavides, procuradora de Justiça (que representou o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia); Mônica Louise de Azevedo, procuradora de Justiça; Rosangela Gaspari, procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Apoio a Vítimas de Estupro (Naves) do MPPR; e os associados Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça; Eduardo Cambi, promotor de Justiça e coordenador da Escola Superior do MPPR.
Compuseram ainda a mesa as advogadas Helena Rocha, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB (Cevige), e Sandra Lia Bazzo Barwinski, do Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem/Brasil).
O seminário teve como foco promover o debate de questões relacionadas à violência contra a mulher. No encontro, foram tratadas também as formas de aprimoramento da atuação institucional voltada para a promoção da igualdade de gênero.
Assista aqui ao seminário.
Confira aqui como foi a programação do evento.
Com informações e fotos: MPPR