Notícias

Diretoria de Mulheres Associadas - Gestão 2019/2021 - Especial Comunicação

Confira como foi a Comunicação da Diretoria de Mulheres durante a gestão de 2019 a 2021
10 de agosto de 2021

Os principais pilares da Comunicação da Diretoria de Mulheres Associadas, durante a gestão de 2019 a 2021, foram promover espaços de visibilidade de assuntos e temas relacionados à temática feminina e valorizar as atividades das associadas. Os caminhos para esses compromissos estavam trilhados, mas, no meio desta jornada, surgiu uma pandemia mundial causada pela COVID-19, e novas estratégias tiveram que ser escritas nesta história.

Mas, voltando um pouco no tempo, lá em 2019, que agora parece tão distante (ano sem pandemia, quem consegue se lembrar?), as realizações foram as mais diversas. Foi criado um novo layout para a página da Diretoria das Mulheres com ênfase na divulgação do trabalho produzido por Promotoras e Procuradoras de Justiça. Além disso, a Diretoria de Mulheres ganhou uma nova identidade visual, com a representação de elementos que simbolizam o feminino, tais como o espelho de Vênus, o círculo e a mandala.

A cor laranja, predominante nesta nova identidade visual, foi inspirada na Campanha #UseLaranja, da ONU Mulheres, que tem o objetivo de reforçar a não violência contra a mulher e de demonstrar a coragem presente na mulher, bem como a superação dos obstáculos para alcançarmos a igualdade de gênero. Tudo isso foi informado no novo espaço do site da APMP, com uma página personalizada da Diretoria de Mulheres Associadas.

2020 chegou e trouxe, infelizmente, a notícia de que a pandemia da COVID-19 estava presente no nosso país e que , com isso, muitas coisas teriam que mudar. Eventos sociais parados, trabalho remoto, distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. 

Neste contexto do “novo normal”, dentre tantas inovações realizadas, foram lançadas as edições temáticas no site das Mulheres Associadas. “Mulheres Emblemáticas” homenageou, no Dia Internacional da Mulher (2020), 07 mulheres brasileiras que mudaram a história do país. “Mês das Mães” destacou, em maio de 2020, as Promotoras que são mães, filhas, e companheiras que continuaram atuando durante a pandemia de COVID-19, mesmo diante de inúmeros desafios. “Consciência Negra” trouxe, em novembro de 2020, a participação de integrantes negras do MPPR para contarem as suas próprias trajetórias de vida e de resistência. “Heroínas da Pandemia”, em março de 2021, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para destacar mulheres reais que superaram as (enormes) adversidades durante a pandemia de COVID-19.

Além de fomentar seus propósitos pelos meios digitais, a Diretoria de Mulheres Associadas realizou duas ações na sede administrativa da APMP, em Curitiba. A primeira foi a iluminação na cor laranja, em alusão à Campanha Internacional da ONU - 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Já a segunda foi a projeção com frases de personalidades femininas de destaque no mês da mulher.

Por fim, fez-se ainda o uso da Comunicação para incentivar a ocupação de espaços por mulheres em outras fronteiras, a exemplo da Nota de Apoio à candidatura de Melina Fachin para Secretária Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Bem como a Nota de Repúdio contra a Portaria nº 2.282 do Ministério da Saúde (MS), que tratava sobre o procedimento a ser adotado pelos profissionais do Sistema único de Saúde (SUS) no atendimento de mulheres que têm o direito ao abortamento nas hipóteses previstas em lei.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.