Notícias

Encontro da Comissão de Mulheres da CONAMP reuniu membras do MP para falar sobre mulheres na política

Diretora de Mulheres da APMP participou do evento
19 de agosto de 2022

No dia 12 de agosto, a Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, participou do Seminário da Comissão de Mulheres da CONAMP, que discutiu a importância da participação feminina na política e na democracia. O encontro ocorreu durante o XV Congresso Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Gramado (RS).  

No seminário, as convidadas trouxeram dados e informações acerca da atual participação feminina nos espaços de poder, e, especialmente, na política. Ainda, debateram sobre as várias formas de violência que têm sido exercidas contra as mulheres quando ocupam tais espaços. 

Pudemos refletir e debater sobre o tema, no intuito de, institucionalmente, nos instrumentalizarmos para reagir a tais violências e injustiças”, destacou Mariana.  

Como o evento reuniu a maior parte das integrantes da CONAMP Mulheres, foram encaminhados, ainda que informalmente, alguns temas que serão debatidos na próxima reunião ordinária (será virtual e com data a ser marcada). Entre esses temas, está a inclusão e quais são as políticas institucionais voltadas a esse assunto. Recentemente, a APMP promoveu um evento com a mesma temática, quando a professora doutora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda falou sobre “Pessoas com deficiência e inclusão: nossas vivências podem ser mais inclusivas?” - leia aqui. 

Durante o seminário, a Diretora de Mulheres da APMP fez uso da palavra e apresentou a todas as presentes, de maneira breve, o livro que conta a trajetória das Mulheres do MPPR: “Breve história das Mulheres do Ministério Público do Paraná - 1981 – 1991". A obra é uma iniciativa do Memorial do MPPR e foi lançada no final de julho, na APMP.  

Além do encontro da Comissão de Mulheres, Mariana também participou presencialmente da reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CONAMP, que ocorreu no dia 11 de agosto.  

Durante a participação nos eventos, Dias entregou um exemplar do livro Breve História das Mulheres do MPPR para Norma Angélica Cavalcanti, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG) e Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Norma foi a única mulher a presidir a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP (2014-2018) e foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia - AMPEB (2005-2009/2011-2013). 

Por fim, em um encontro entre a Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias, a coordenadora da Comissão CONAMP Mulheres, Deluse Amaral Rolim Florentino, e a procuradora de Justiça do MP de Goiás, Ivana Faria, Dias entregou também um exemplar no mesmo livro para Ivana. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do CNPG (2021/2022) e foi também Conselheira do Conselho Nacional de Justiça - CNJ (2019/2021). 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.