Entrevistas

Entrevista do Mês - Março 2018

Entrevista com Dra. Celita Alvarenga Bertotti
27 de março de 2018

Celita Alvarenga Bertotti é procuradora de Justiça aposentada.
Entrevistadora: Terezinha de Jesus de Souza Signorini (Procuradora de Justiça)

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, impossível não homenagear neste mês a pioneira Celita Alvarenga Bertotti, primeira procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. 

Celita nasceu em 10 de dezembro de 1935, na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Escolheu o curso de Direito pelo fato de seu pai, Ataliba Alvarenga, ter exercido a profissão de Procurador da Justiça Militar. Celita se mudou para o Paraná com 10 anos de idade e permanece até hoje. Foi casada e possui 02 filhos, 04 netos e 04 bisnetos.

A procuradora aposentada é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1954-1958). Passou no concurso do MP em 1959, foi nomeada no mesmo ano e assumiu o cargo de Promotora Pública Substituta em janeiro de 1960.

Em março de 1982 foi promovida a Procuradora de Justiça, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Na Procuradoria atuou junto às áreas criminais. Celita ainda foi a primeira mulher a fazer parte do Conselho Superior do MP. A procuradora concorreu também ao cargo de PGJ, onde, apesar de ter uma votação expressiva, não foi eleita.

Celita aposentou-se em 1994.

Aproveite a oportunidade de conhecer nesta entrevista um pouco da história desta guerreira que abriu espaço para a Mulher no Ministério Público no Paraná.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.