Notícias

I Simpósio Municipal de Letramento Racial de Londrina ocorreu na última sexta-feira (20)

Associada Susana Broglia Feitosa de Lacerda participou da abertura do evento
25 de outubro de 2023

Na última sexta-feira (20), foi realizado o I Simpósio Municipal de Letramento Racial de Londrina. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), contou com a participação da associada e promotora de Justiça, Susana Broglia Feitosa de Lacerda. 

O objetivo do evento foi discutir e refletir acerca dos 20 anos da Lei 10.639/03, que alterou a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. 

Durante o simpósio, foi realizado, ainda, o lançamento da 4ª edição da Revista Eletrônica da Educação – REDE, que nesta tiragem abordou exatamente o letramento racial. 

A associada Susana de Lacerda foi uma das participantes da mesa de abertura do evento, que foi composta por diversas autoridades da cidade ligadas à área educacional. Na sequência, ocorreu uma mesa redonda mediada pela professora e mestre em educação, Juliana Bueno. Participaram também a professora da UFRGS, Tanara Forte Furtado; a professora da UFBA, Ana Lúcia Silva Souza; e a professora da UEL, Margarida Cássia Campos

Foi um evento emocionante, que lotou um dos maiores auditórios da cidade. É um reflexo do envolvimento do município com o tema, uma vez que temos um trabalho conjunto da secretaria municipal de educação, NEAB da UEL, Ministério Público e outros órgãos que se envolvem para colocar em prática medidas efetivas que estimulam e combatem o racismo de maneira contundente”, afirmou Susana de Lacerda. 

Com informações e imagens: Prefeitura de Londrina 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.