Notícias

Jovens meninas compõem mesa de Conferência Municipal para debater direitos da Criança e do Adolescente

Associada Márcia Felizardo participou da Conferência
29 de outubro de 2019

A geração de homens e mulheres do futuro está se formando agora, com crianças e adolescentes que estão estudando e aprendendo aos poucos sobre os seus direitos e deveres. Por isso é tão importante que esses jovens ampliem seus conhecimentos em diversas áreas e, principalmente, em áreas que os afetarão diretamente.

Foi o que aconteceu, no dia 17 de outubro, com meninas adolescentes da cidade de Paranavaí, com idade entre 14 e 17 anos, que apresentaram e conduziram a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema em pauta era de interesse direto para as jovens e os jovens presentes: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”. O evento ocorreu na Universidade Paranaense (UNIPAR) e foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

E quem teve o prazer de presenciar esse estimado evento foi a associada Márcia Felizardo Rocha de Pauli, promotora de Justiça de Paranavaí. Em sua visão, as meninas puderam sentir que faziam parte da discussão em pauta - as propostas públicas para crianças e adolescentes - pois as atingem diretamente. “Uma forma de fazer com que essas adolescentes se sintam ouvidas, responsáveis, com visibilidade e porque não dizer empoderadas”, observou Márcia Felizardo.

Para a promotora, essa iniciativa é de extrema importância para dar voz à geração das mulheres do futuro: “Olhando para aquela mesa eu pensei que as mulheres se oferecerem sim à participação, ao protagonismo. No entanto, na vida adulta, a responsabilidade quase que exclusiva com filhos e casa imposta às mulheres, talvez, seja um dos motivos pelos quais as mulheres acabam não tendo tanta visibilidade, além, lógico, do ‘corporativismo’ masculino”.

A associada comenta ainda que essa inclusão é essencial para a formação de propostas mais efetivas para esse público em específico: “Nessa Conferência foram votadas propostas de políticas públicas a serem implementadas no segmento da criança e adolescente, tendo contado com a participação efetiva desse público que é o destinatário das políticas, mas que até então não eram ouvidos. Além das propostas, foram eleitos os representantes para a Conferência Estadual”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.