Notícias

Livro "Breve história das Mulheres do Ministério Público do Paraná - 1891 – 1991" está disponível para venda na APMP

Obra tem coordenadoria editorial da associada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo
13 de setembro de 2022

A obra “Breve história das Mulheres do Ministério Público do Paraná - 1891 – 1991", publicada em julho deste ano, ressalta histórias e realizações das mulheres no MP-PR. A publicação tem a coordenadoria editorial da associada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, procuradora de Justiça aposentada e membra do Conselho Curador do Memorial do MPPR. O livro tem como autor Cristiano de Oliveira Viana Correia.  

A obra foi patrocinada pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), com apoio da Escola Superior do MPPR e da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (ASSEMP-PR).

Sobre a obra  


O livro, que conta com mais de 400 páginas, é dividido em duas partes. Na primeira, é possível conhecer mais sobre as mulheres vanguardistas, como Walkyria Moreira da Silva NakedMaria Alexandrina Ferreira Chaves e Haydée Guérios Bittencourt, em suas trajetórias de ingresso no Ministério Público e esquecidas pela memória institucional.

Na segunda parte do livro, o autor aborda a realização do primeiro concurso para ingresso na carreira de membro da instituição (1951), momento em que o Estado do Paraná passa a observar determinação da Constituição Federal (1946) e da Constituição Estadual (1947). A seguir, é apresentado ao leitor as mudanças que afetaram a instituição, dividindo a narrativa nas décadas seguintes à de cinquenta.

Sobre a coordenadora editorial  

Associada da APMP, procuradora de Justiça aposentada e membra do Conselho Curador do Memorial do MPPR, Valéria Teixeira de Meiroz Grilo atuou por mais de 30 anos no MPPR. 

Sobre o Autor  

Cristiano de Oliveira Viana Correia é historiador, formado pela UFPR, e especialista em História Cultural, Arquivologia e Educação. 

Serviço  

Livro: Breve História das Mulheres do Ministério Público do Paraná 1891-1991" 
Autor: Cristiano de Oliveira Viana Correia 
Coordenadora editorial: Valéria Teixeira de Meiroz Grilo 
Associados: o livro pode ser adquirido diretamente no site da APMP, pelo valor de R$ 40,00 (com desconto em folha). Clique aqui para adquirir a obra (mediante login e senha da APMP).  
Público externo: a venda ocorre pelo e-mail atendimento@apmppr.org.br ou pelo whatsapp (41) 98421-7139. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.