Notícias

Maria Mello Losso é aprovada no Mestrado em Direito Econômico e Desenvolvimento do IDP

Confira relato da associada sobre a conclusão do Mestrado
25 de abril de 2022

No final do mês de março (29), a associada Maria Aparecida Mello da Silva Losso, promotora de Justiça com atuação na promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher - Curitiba, foi aprovada no Mestrado em Direito Econômico e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com a tese A aplicabilidade da teoria dos jogos nos acordos de colaboração premiada”. A banca foi coordenada pelos professores doutores Alexandre de Morais da Rosa, Vinícius Gomes de Vasconcellos e Orlando Faccini Neto

A associada compartilhou com a APMP como foi a experiência em realizar o referido Mestrado. Confira! 

APMP:  Qual foi o foco da sua tese do Mestrado? Poderia fazer um breve resumo? 

Maria Losso: Como a sociedade se desenvolve em ritmo acelerado, em vários setores, inclusive nas espécies de delitos, faz-se mister que o Estado acompanhe essa evolução. Todavia, como isso não é possível, necessita o agente estatal de utilizar instrumentos que consigam com menos custo e mais rapidez investigar especialmente os crimes econômicos e aqueles praticados por organizações criminosas. Assim, a colaboração premiada é um desses instrumentos.  

Todavia, para que se maximizem os resultados dessa colaboração premiada, colocamos a teoria dos jogos com um pilar para a obtenção desses melhores resultados. 

APMP: O seu Mestrado foi voltado ao Direito Econômico e Desenvolvimento. Poderia falar sobre o processo de escolha desta área específica? 

Maria Losso: Eu escolhi essa área porque quando comecei, no final de 2019, a lava jato e suas colaborações premiadas ainda estavam pululando na sociedade e nos Tribunais. 

E ela era mais voltada aos crimes econômicos e as organizações criminosas que se formavam para praticá-los. 

APMP: Como surgiu a vontade de realizar o Mestrado em Direito e como foi a experiência? Pretende continuar os estudos na pós-graduação? 

Maria Losso: Foi assistindo aulas como aluna especial no Mestrado no IDP de Brasília, que nasceu a vontade de voltar aos bancos escolares. Aquele ambiente me contagiou, de tal forma, que quando voltei para a casa, vi que era aquilo que queria e precisava fazer. 

Sim, pretendo continuar o Doutorado, e lá mesmo no IDP-DF, especialmente pelo networking lá existente, que o diferencia de qualquer outra instituição no Brasil. 

No mais quero agradecer à APMPPR por ter feito um convênio com o IDP-DF o que possibilitou um desconto nas mensalidades e me ajudou financeiramente, nesse aspecto. Muito obrigada a Associação e ao Presidente, André Glitz. 

 

A APMP parabeniza a associada por mais essa conquista! Os associados e as associadas que também tiverem interesse no convênio com o IDP, podem consultar os benefícios aqui e, assim, realizarem um dos cursos ofertados pela Instituição com descontos exclusivos. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.