Notícias

Mariana Bazzo participa de eventos no TJPR e no MPPA

Associada palestra sobre Direito Penal e violência contra a mulher
15 de março de 2019

A promotora de Justiça, Mariana Seifert Bazzo, participou de dois importantes eventos no mês de março. O primeiro foi o Seminário “Ser Mulher”, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), e o segundo, o “I Workshop sobre empoderamento feminino”, no Ministério Público do Pará (MPPA).

Seminário Ser Mulher

O encontro ocorreu no Dia Internacional da Mulher – 08 de março de 2019, no Auditório Pleno do TJPR. Na oportunidade, os presentes abordaram diversos aspectos sobre “Ser Mulher”, expondo ideias e debatendo sobre o tema.

A associada palestrou sobre o tratamento discriminatório do Direito Penal à violência contra a mulher ao longo da história. Em sua fala, afirmou "O direito ignorava a autonomia da mulher. Isso trouxe um número gigantesco de violências letais que são, hoje, a maior causa de mortes femininas".

Ainda sobre o tema, o Tribunal publicou artigo de autoria conjunta de Bazzo com a associada Mariana Dias Mariano - promotora de Justiça, com o título “Tratamento Discriminatório do Direito Penal à Violência de Gênero" (leia aqui).

Saiba mais sobre o evento aqui.

I Workshop sobre Empoderamento Feminino

O workshop foi realizado no dia 14 de março de 2019, no Auditório da Infância e Juventude, na sede do Ministério Público do Pará. O evento proporcionou o debate sobre a igualdade de gênero, abordando informações e aspectos relevantes sobre o atual papel das mulheres na sociedade.

Bazzo foi a terceira palestrante do encontro e tratou também sobre o Direito Penal e a violência contra a mulher. Destacou que as estatísticas sobre a violência contra a mulher oscilam, porém, a divulgação dos números tornou o problema visível. “Atualmente, nós temos como produzir estatísticas reais dentro do sistema de Justiça onde, pela 1ª vez, a violência contra mulher se tornou relevante para o direito penal. Tem ainda a lei do feminicídio e a recente lei da importunação sexual, ou seja, o direito penal está correndo atrás de tudo aquilo que ele simplesmente ignorava até muito pouco tempo atrás”, comentou.

Para a associada, o evento foi exitoso, com reflexões necessárias. Enalteceu a troca de experiências com as colegas do estado do Pará, ao tempo que ficou feliz ao preferir a palestra.

Confira mais sobre o encontro aqui.

Ser Mulher – 08 de março de 2019




I Workshop sobre Empoderamento Feminino




Com informações e fotos: TJPR e MPPA

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.