A diretora de desenvolvimento pessoal da APMP e promotora de Justiça, Melissa Cachoni Rodrigues, participou do evento de lançamento do Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual da Procuradoria da Mulher (ProMulher), realizado na última quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Curitiba. Clique aqui para acessar o material.
Além do Ministério Público, o encontro reuniu mulheres representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
O guia reúne dicas para as vítimas de violência sexual, como orientações sobre como receber os cuidados imediatos necessários à garantia de sua saúde e sobre como dar o encaminhamento de providências legais em relação ao autor do crime, caso a vítima deseje realizar a denúncia. Na cartilha, também é possível acessar informações sobre a rede de atendimento e proteção disponível em Curitiba, além de dados sobre esse crime que já violou mais de 700 mil mulheres e crianças no Brasil – entre 2012 e 2022, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Atuação no CNMP
Outra frente de atuação da associada Melissa Rodrigues é a participação no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) responsável por elaborar o Protocolo de Atuação do Ministério Público com Perspectiva de Gênero.
O grupo segue realizando reuniões permanentes, dando andamento ao trabalho que resultará em novo documento sobre perspectiva de gênero dentro do Ministério Público.
Com imagens: Rodrigo Fonseca/CMC)