Mulheres Destaques

Mulher Destaque de Agosto/2020

Rosana Araújo de Sá Ribeiro é a homenageada do mês
9 de agosto de 2020

Neste mês, a associada destaque é a Promotora de Justiça de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, Coordenadora do Núcleo Regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo – GAEMA.

Rosana é natural de Nova Esperança, no Paraná. Aos 06 anos, mudou-se para Terra Roxa e estudou somente em escolas públicas. Aos 16, foi para Curitiba para fazer cursinho pré-vestibular. Em 1987, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). E, já no ano seguinte, em junho de 1988, ingressou no Ministério Público do Paraná (MPPR), no primeiro e único concurso público que prestou. Assim, aos 23 anos se tornou Promotora Substituta.

A associada comentou que, há 32 anos, quando assumiu suas funções no MPPR a realidade era outra e que muitas coisas mudaram de lá para cá, mas ressaltou que o motivo que a fez escolher pela carreira no Ministério Público permanece igual. “Escolhi o Ministério Público pela sua característica de proatividade. O Ministério Público não é estático! Diante de uma realidade, de um fato, você pode e deve agir, seja de maneira judicial ou extrajudicial. Tanto nas pequenas e médias cidades, quanto nos grandes municípios, ao se deparar com uma realidade desfavorável na sociedade, nas populações carentes, nas questões ambientais, na área da saúde, na educação, no patrimônio, enfim, nas mais diversas áreas, você pode e tem liberdade para agir e mudar aquele cenário”, asseverou.

Rosana atuou como Substituta nas Comarcas de Jaguariaíva, Medianeira e Laranjeiras do Sul. Já como titular passou por Campina da Lagoa, Terra Boa, Apucarana e Campo Mourão.

Para a associada é fácil dizer qual comarca marcou mais sua carreira e sua vida, afinal ao assumir, em 1992, suas atribuições em Campo Mourão, a Comarca ganhou um destaque especial. “Em Campo Mourão, casei, tive meus filhos, tenho minha casa e amigos e desenvolvo meu trabalho em consonância com as necessidades locais”, explicou.

Em sua trajetória como Promotora de Justiça, Rosana traz diversos destaques. No ano de 2010, a associada recebeu homenagem do Prêmio Innovare pela prática “Atendimento as demandas das Promotorias Especiais do Ministério Público: rápido e eficaz” (veja mais aqui).

Dois anos depois, em 2012, a Promotora recebeu o Título de Cidadã Honorária da Câmara Municipal de Campo Mourão. A entrega da honraria ocorreu no dia 24 de maio daquele ano. Rosana recebeu o título pelos relevantes serviços prestados à coletividade mourãoense.

Em 2014, a associada foi nomeada coordenadora Regional, em Campo Mourão, da Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí, atualmente GAEMA. Rosana ocupa o cargo até hoje.

Ainda, participou da implantação do Projeto da Zona de Proteção Verde com as CORTINAS VERDES em diversos municípios. O projeto consiste em formar uma proteção vegetal, com a formação de 02 linhas de espécies nativas adequadas para a região (uma árvore e um arbusto), não frutíferas de crescimento rápido, nas áreas urbanas limítrofes com zonas rurais. Com essa proteção, a intenção é minimizar o efeito deriva, ou seja, que os agrotóxicos não atinjam áreas maiores das quais de destinam e com isso diminua a exposição indireta da população de centros urbanos aos agrotóxicos. Sabe-se que a dispersão pelo vento e a contaminação da água pelo solo fazem com que os agrotóxicos atinjam áreas maiores e acabam colocando em risco residências e locais próximos a escolas e postos de saúde (Saiba mais sobre o tema na Recomendação Administrativa 01/2019 – Leia aqui).

Neste ponto, Araújo comentou sobre os principais desafios à frente do GAEMA: “Atuar e desenvolver projetos efetivos, que tragam resultados e atendam aos interesses da sociedade, deixando a retórica e atuando com maior praticidade e real aproximação da comunidade”.

Rosana realizou também um importante trabalho nas Promotorias de Saúde Pública e de Educação de Campo Mourão, viabilizando a criação de Equipe Multidisciplinar de apoio às crianças com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH e Hiperatividade, perante a rede pública do município (veja mais aqui e aqui).

A associada relatou um pouco de como foi sua adaptação para o home-office, já que, por conta da pandemia mundial da COVID-19, o Ministério Público encontra-se no teletrabalho desde o final de março de 2020. A Promotora citou quatro desafios nesse modo de trabalho: “Manter a motivação da equipe; criar uma rotina de trabalhos; ausência de fiscalização; audiências presenciais”.

Para a associada, o Ministério Público pós-pandemia deve continuar utilizando das tecnologias de informações para o aperfeiçoamento profissional, para alcançar ainda mais eficácia nas ações, para implementação dos projetos e para o estreitamento da comunicação e parcerias com outras Instituições Públicas.

Rosana por ela mesma

Idealista, sonhadora, abnegada, exigente, hiperativa.

Um local

Minha casa.

Hobbies

Atividades em contato com a natureza.

Uma frase

Suas ações dizem quem somos.

Parabenizamos a associada Rosana Araújo de Sá Ribeiro pelo competente trabalho realizado nas complexas questões ambientais, urbanísticas e habitacionais e pela efetiva atuação na resolução de demandas de interesse coletivo e individuais indisponíveis, priorizando a humanização da justiça e a rapidez na solução dos problemas da comunidade.



Título de Cidadã Honorária da Câmara Municipal de Campo Mourão

Equipe Gaema Campo Mourão

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.