Mulheres Destaques

Mulher Destaque de Julho/2021

Melissa Andrea Anselmo é a associada homenageada do mês
10 de agosto de 2021

A associada destaque deste mês de julho é Melissa Andrea Anselmo, Promotora de Justiça de Almirante Tamandaré, com atribuições nas áreas de infância e juventude, educação, família e registros públicos na 3ª Promotoria da Comarca.

Melissa é natural de Londrina, no Paraná, onde passou toda a infância e parte da adolescência. A associada tem na família seus maiores exemplos. Para Melissa, seus pais são modelos de força, de amor e de humildade. Já seus irmãos, ela sendo filha do meio, são exemplos de cumplicidade, de coragem e de união.

Na adolescência, passou a maior parte na cidade de Umuarama. Explicou também que sua família se mudou diversas vezes em razão da carreira da mãe, que é bancária (hoje aposentada). “Eu e meus irmãos acompanhamos essa vida “nômade”, que mais tarde experimentei na carreira”, relatou.

Anselmo destacou que acompanhou muito de perto a luta dos pais para darem a ela e aos irmãos educação de qualidade e, acima de tudo, exemplos diários de trabalho árduo e muita humildade e honestidade. A Promotora acrescentou: “Me esforcei e estudei muito para retribuir, de algum modo, o que proporcionaram a mim”.

Assim, estudou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 1998 a 2002, quando se tornou Bacharel em Direito. Ainda na faculdade, no ano de 2000, ingressou como estagiária no Ministério Público do Paraná (MPPR).

Ao comentar sobre suas características e sua personalidade, Melissa falou que desde criança despontava uma liderança e o interesse pelo Direito e pela própria carreira no MP. Recordou que, por ser filha do meio, sempre buscou artifícios para chamar a atenção da mãe, pois ela considerava que sua mãe dedicava mais atenção à caçula, sua irmã. “Talvez tenha surgido daí a teimosa, a inquietude e a personalidade persuasiva que, mal sabia eu, seriam fundamentais para o exercício da profissão que escolhi”, afirmou. Continuou, “Algo da minha personalidade que já despontava na infância era o espírito de liderança. Eu costumava “ditar regras” às coleguinhas, até mesmo sobre o que deveriam levar para a hora do “recreio” na escola, e não aceitava que fizessem diferente – isso rendeu, inclusive, uma convocação para que minha mãe comparecesse à Diretoria do Colégio em que eu estudava!”.

Ainda, relembrou de episódios que a marcaram e que demonstram que Melissa já na infância se sensibilizava à dor do outro, à desigualdade e às injustiças. “Quando tinha por volta de 5 a 6 anos de idade, eu costumava pedir a meu pai que parasse o carro em frente à Delegacia de Polícia (que, em uma esquina de uma grande avenida em Londrina, deixava à mostra as janelas externas da carceragem) e pedia que ele me explicasse o que aquelas pessoas faziam ali, presas, com “aquelas mãos para fora das janelas com quadriculados”). Isso aconteceu inúmeras vezes”, comentou.

Também falou sobre a influência de uma prima na escolha pela área do Direito. “Sempre considerei que o Direito me disponibilizaria instrumentos para poder agir, em alguma medida, para minimizar a desigualdade e a injustiça, que sempre me inquietaram. Uma prima, hoje juíza em São Paulo, também foi uma inspiração para a escolha do Direito. Escolhi muitas vezes seguir seus passos e sempre deu certo”, relatou.

A ligação da associada com o Ministério Público Araucariano começou muito antes de sua posse. Após formada, Melissa passou 5 meses estudando no exterior e ela afirma que essa vivência foi fundamental em sua vida. “Não foi glória, foi dor também, eu amadureci muito com a experiência”, reafirmou. Quando retornou ao Brasil, na semana seguinte, foi lotada ao cargo de Assessor de Promotor no Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente, à época sob a coordenação do associado, Luiz Francisco Fontoura, hoje Procurador de Justiça aposentado. Melissa falou sobre Fontoura e como o exemplo dele a inspirou a escolher a carreira no MP: “um ser humano iluminado, sensível e de uma força descomunal, meu maior exemplo e inspiração para o ingresso na carreira como Promotora de Justiça. Tenho o Dr. Fontoura como segundo pai e procuro reproduzir no trabalho as lições tão valorosas que me ensinou”.

Melissa ingressou no MPPR, como membro, em 18 de fevereiro de 2009. Como Promotora Substituta, atuou nas Comarcas da Lapa, de Rio Negro, de São Mateus do Sul e de São João do Triunfo. A primeira comarca de entrância inicial foi Barracão e a segunda São João do Ivaí. Na entrância intermediária passou por Cruzeiro do Oeste. As comarcas de entrância final foram Ponta Grossa e, agora, Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

A associada relevou que todas as comarcas que atuou marcaram sua história. Contou sobre seus sentimentos, suas atividades, suas vitórias e o apoio que encontrou ora nos colegas de carreira, ora na equipe das promotorias e ora na família. “Na substituição, primeiro ano da carreira, tive o privilégio de trabalhar com Promotores titulares excepcionais, que me ensinaram os primeiros passos e me ajudaram nas primeiras e naturais dificuldades desta fase. As comarcas iniciais nos colocam à prova, lidamos com a insegurança gerada pela falta de experiência, misturada à paixão exacerbada e à visibilidade em grau máximo. Nelas tive percalços, medos, mas muitas realizações. Embora residisse sozinha e distante da minha família, de quem sempre fui muito próxima, pude contar com a segura presença do meu pai, que corria me ajudar e não me deixava esmorecer; e da minha mãe, que sempre me fortaleceu e se fez presente em todas as mudanças de comarca. Nas iniciais, eu fazia absolutamente tudo sozinha, contava com equipe reduzida, que se dedicava basicamente a atender o público. Cruzeiro do Oeste, comarca de entrância intermediária, foi marcante, porque assumi a Promotoria de Justiça recém-criada com a instalação da Penitenciária local. Foi um trabalho difícil, denso, mas imensamente gratificante. O estresse era aliviado pela união calorosa dos colegas e amigos. É uma terra de pessoas especiais. A chegada a Ponta Grossa, minha primeira comarca de entrância final, foi acalentadora. Assumi a Promotoria de Justiça que substituía as criminais, e lá fiz amigos que foram inspirações profissionais e pessoais (até hoje são!). Ponta Grossa para mim foi um divisor de águas e me marcou demais pelos colegas que lá encontrei, hoje amigos muito especiais. Em Curitiba, trabalhei apenas 4 meses na substituição e assumi em Almirante Tamandaré que, se fosse mesmo para escolher apenas uma comarca, seria a eleita como mais marcante, porque é o local que me faz ficar, mesmo muitas vezes querendo partir.

Sobre sua atuação na 3ª Promotoria de Almirante Tamandaré, Melissa que atua lá já há 7 anos explicou que apesar do trabalho diário ser muito desafiador, é gratificante ver a efetivação dos direitos fundamentais e das políticas públicas, principalmente nas áreas da infância e da educação. “Embora extremamente árduas, sempre tive predileção pelas áreas da infância e da educação. É onde me sinto habilitada e segura para dar o melhor de mim. Atuar para garantir os direitos fundamentais e efetivar políticas públicas dirigidas a este público tão frágil e vulnerável, especialmente em Municípios marcados por significativas deficiências estruturais, é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. Quando cheguei em Almirante Tamandaré, sabia que o caminho seria difícil e tortuoso. E continua sendo, mas eu insisto em me manter ali, como se tivesse estabelecido uma aliança com aquela comunidade, com as crianças, adolescentes e com suas famílias. Em Almirante Tamandaré (e Campo Magro, que integra o Foro Regional) o trabalho é constantemente construído e renovado. Trabalhar com a rede de proteção infantojuvenil, com os atores do sistema de garantias de direitos das crianças e dos adolescentes, exige, mais do que técnica jurídica, muita sensibilidade, humanidade, criatividade, humildade, atributos que busco sempre aprimorar”, elucidou. Anselmo também destacou a importância de sua equipe e de colegas em sua atuação, “nada seria possível sem o apoio incondicional de uma equipe de assessoras, servidores e estagiárias dedicadas e apaixonadas, e também de colegas queridos e verdadeiramente comprometidos”.

Em Almirante Tamandaré e em Campo Magro, diversas foram as conquistas durante esses 07 anos de atuação da nossa homenageada. Como exemplo, podemos citar a estruturação e o fortalecimento das redes de proteção locais, quando foi fomentada a atuação articulada dos diversos equipamentos (quando da chegada da associada ao Foro Regional, os órgãos não atuavam em rede, tampouco de forma articulada). Para alcançar essa estruturação, Melissa realizou e participou de inúmeras reuniões e capacitações. Como resultado, atualmente, há inclusive um protocolo organizado de atendimento.

Anselmo também promoveu a regularização do serviço de acolhimento institucional de Almirante Tamandaré, atuando diretamente na estruturação do fluxo de atendimento de escuta especializada em casos de violência contra criança e adolescente (ainda antes da entrada em vigor da Lei nº 13.431/2017).

Outra importante atuação na referida Comarca, foi na reformulação das leis que regulamentam os Conselho Tutelares locais, como objetivo de assegurar mais qualificação e garantias aos Conselheiros Tutelares. Melissa, por meio de reuniões e capacitações contínuas, promoveu a efetiva retomada do funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Como último exemplo desta destacada atuação, a associada fomentou a implementação do serviço de acolhimento familiar, que recentemente começou a ser executado em Almirante Tamandaré.

Neste último um ano e meio, o mundo precisou se adaptar com as mudanças ocasionadas em razão da pandemia da COVID-19. Para a nossa associada destaque, não foi diferente. Anselmo reconheceu que no início teve muita insegurança e medo de não conseguir atender a todos, principalmente, aqueles que dirigiam-se presencialmente à Promotoria. Contudo, afirmou que conseguiu aliviar esses sentimentos com o domínio das ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade. Enalteceu que tais ferramentas tornaram-se eficientes instrumentos para a realização de inúmeras reuniões e contatos virtuais. “Aumentei ainda mais o número de reuniões com os órgãos dos Municípios, procurando estimular maior dedicação e união, na perspectiva de encontrar meios de alcançar aqueles não servidos das mesmas ferramentas digitais. Acabei por me sentir ainda mais próxima dos profissionais dos Municípios, do Conselho Tutelar, dos dirigentes dos programas de atendimento, com a vantagem de agir rapidamente e prontamente debater temas e resolver questões que se apresentavam. Com a pandemia e consequente avanço das tecnologias digitais, também tivemos contato com maior número de lives, palestras e ricos debates em temas afetos à área da infância e educação, viabilizando aprimorar ainda mais nossos conhecimentos”, complementou.

Para Melissa, o Ministério Público, instituição incumbida da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, teve papel fundamental para minimizar os impactos gerados pela crise sanitária, em todas as áreas, já que foi certamente o fenômeno que mais escancarou as desigualdades sociais e as severas consequências que delas advêm. “As consequências provocadas pelos impactos da pandemia certamente impuseram ainda mais firme a atuação das Promotorias de Justiça nas mais diversas áreas”, finalizou.

Melissa por ela mesma
Intuitiva, verdadeira, intensa e teimosa.

Local
Sem pandemia, um bom café em companhia de pessoas queridas. Na pandemia, minha casa.

Hobbies
Livros, arte e viagens (de preferência com minha irmã).

Frase
Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.” Fernando Pessoa.

 

Parabenizamos a associada Melissa Andrea Anselmo pela sensível e humana atuação como defensora dos interesses sociais e individuais indisponíveis, em especial nas áreas da infância e juventude e da educação. O zelo, a paixão e o comprometimento que dispende no cumprimento de sua missão constitucional são dignos de honra e louvor e geram efetivos resultados à comunidade.

Posse – 18 de fevereiro de 2009
Melissa com equipe da 3ª Promotoria de Almirante Tamandaré
Projeto “Conte até 10” - Palestra em uma escola de Ponta Grossa
Projeto “Faça Bonito” - Evento em Campo Magro sobre Escuta Especializada de Vítimas de Violência
Associada com profissionais de Almirante Tamandaré em Conferência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Almirante Tamandaré
Instituição de Acolhimento Meninos de 4 Pinheiros
Visita à comunidade Nova Esperança (Campo Magro)

Fotos: Memorial MPPR e acervo pessoal.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.