Entrevistas

Mulher Destaque de Julho/2023

Camille Marques Dib Crippa é a associada destaque do mês
14 de julho de 2023

A Associada destaque do mês de julho é a promotora de Justiça de Francisco Beltrão, Camille Marques Dib Crippa, que soma 33 anos de Ministério Público do Paraná (MPPR). Filha de uma das primeiras promotoras da história do paraná, ela tem o MPPR no sangue e construiu toda sua trajetória na região sudoeste do estado paraná. 

Em pouco mais de 30 minutos, Camille Crippa contou um resumo de sua história no Ministério Público do Paraná. A entrevista foi conduzida pela também associada e promotora de Justiça de Francisco Beltrão, Maria Fernanda Marinelli Salvadori Belentani. Assista aqui. 

História familiar ligada ao MPPR 

Camille Crippa é filha da ex- associada Iara Marques Dib , uma das primeiras promotoras de Justiça da história do MPPR, que faleceu em 2011. “Minha história se confunde com a do MPPR, nasci dentro do MPPR. Quando nasci, minha mãe já era promotora. Cresci vivenciando o que era ser uma promotora de justiça”, lembrou. 

O fato de estar praticamente dentro da instituição mesmo quando criança fez com que a associada escolhesse a faculdade de direito já com foco em atuar no Ministério Público. “Quando fui escolher o vestibular, já sabia que queria ser promotora. Cursei a faculdade de direito pensando em ser promotora de justiça”, contou. 

Mas em função de questões pessoais, ao sair da faculdade se mudou com o marido e a filha mais nova para a cidade de Concórdia/SC. Posteriormente retornou a Curitiba para estudar para o concurso do MPPR. “Voltei para Curitiba para estudar, longe da minha família e me dediquei integralmente a estudar. No decorrer dos estudos eu descobri que estava grávida da Maria Alice”, resgatou a promotora. 

Crippa passou no concurso e tomou posse e junho de 1990, com uma filha de cinco anos e grávida de cinco meses. O apoio familiar é algo que acompanha a vida da promotora. Com menos de um ano de atuação no Ministério Público, ela seguiu para assumir a comarca de Realeza/PR. O marido Rodrigo, advogado na cidade de Concórdia, seguiu juntamente para o município paranaense. “Nós sempre priorizamos juntos a nossa família nas decisões da vida”, afirmou a associada. 

A atuação de uma promotora mulher no interior do estado 

No decorrer da sua trajetória Camille Crippa percebeu algumas vezes que, principalmente, nas comarcas de interior onde atuava, por muitas vezes a presença de uma promotora mulher era novidade. “As pessoas chegavam e queriam direto falar com o promotor de justiça. Muitas vezes tinha que explicar que era eu, uma mulher. Com o tempo a população foi aprendendo”, relembrou. 

A associada ressaltou que sempre foi tratada com muito respeito e nunca se sentiu constrangia por ser mulher. Ela contou uma situação curiosa que ocorreu quando foi participar de seu primeiro Tribunal do Júri, na comarca de Capitão Leônidas Marques. 

“Quando eu cheguei para fazer o Júri tinha muita gente e aí perguntei o que estava acontecendo. Eles me explicaram que era porque souberam que era uma promotora e nunca haviam visto uma mulher nessa função. Fiz vários júris na comarca, sempre com grande participação da população”, falou Camille. 

Acolhimentos e cuidados com as crianças, marcas da atuação de Camille Crippa 

Uma das marcas da atuação de Camille Crippa é o acolhimento da promotora em relação a população. Para ela, essa proximidade com a comunidade é a essência da atividade do Ministério Público. “A proximidade do MP com a sociedade e com as pessoas é fundamental, até para você entender as demandas da comunidade que você vive. E isso você consegue ficando na comarca por pelo menos um período”, disse. 

“Posso dizer com absoluta certeza que é importante o promotor permanecer na comarca, construindo um trabalho ao longo dos anos”, afirmou a associada. 

Atualmente, Camille Crippa atua de maneira ativa na área da proteção da criança e do adolescente. Para ela, o tema é desafiador e merece atenção cada vez maior das autoridades, gestores públicos e comunidade em geral.  

“Está provada a importância da primeira infância na vida de uma pessoa. Nosso desafio é de conscientizar os gestores públicos em termos de políticas públicas para a primeira infância e ainda os atores da rede de proteção, sabendo que essa primeira infância é importante e de como isso pode ser economicamente melhor para o futuro de um município, por exemplo”, finalizou a homenageada do mês. 
 

Local preferido: nossa casa 

Hobbie: cozinha, viajar e ler.  

Frase: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”. (Theodore Roosevelt) 

Confira na íntegra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.