Promover a garantia dos direitos de todos à educação não é uma tarefa simples, pois devem ser levadas em contas diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, e de gênero do ser humano.
E para promover um melhor entendimento de como transformar a escola em um espaço para todos os públicos, a associada Swami Mougenot Bonfim, promotora de Justiça, tratou sobre o assunto na Audiência Pública do Conselho Tutelar de Curitiba, realizada no dia 17 de outubro. Participaram da Audiência conselheiros tutelares, representantes do poder público, e a sociedade em geral.
A promotora, que atua diretamente na área de proteção à educação no Ministério Público, destaca que esse tema precisa de muita evolução, pois as suas demandas para a melhoria ainda são grandes: “A abordagem de tal temática mostra-se extremamente relevante, considerando que a educação inclusiva corresponde a 25% da totalidade das demandas nos procedimentos extrajudiciais em trâmite na Promotoria de Justiça de Proteção à Educação, da qual sou titular em Curitiba”.
O caminho para um mundo mais igualitário no acesso à educação, que é um direito de todos, também deve desenvolver condições acessíveis para pessoas com deficiência. Swami destaca que olhar para essa área é essencial: “A discussão do tema da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente, a educação inclusiva, é de suma importância para conscientizar o poder público, as escolas privadas e a sociedade em geral, sobre a necessidade de novas práticas educacionais que contemplem o atendimento especializado, eliminando ou minimizando as barreiras para o acesso pleno ao conhecimento e desenvolvimento pessoal. Para além da obrigação legal, devemos enxergar a educação inclusiva como um elemento de transformação social”.
A associada finaliza ao falar que, em vista do desafio no trabalho da inclusão, é necessário um esforço conjunto da sociedade: “A inclusão de pessoas com deficiência é um desafio encontrado diariamente em nossa realidade social, cuja superação demanda mudança de paradigma de todos os integrantes da coletividade, desde as autoridades até os cidadãos comuns. Essa necessidade perpassa os diversos aspectos da sociedade que se pretende alterar para uma vida melhor a todos, dentre os quais, destaca-se o âmbito educacional”.