Notícias

Projeto Restaurando Corações da associada Simone Francolin recebe prêmio no CNMP

Iniciativa foi a 2ª colocada na categoria “II Persecução cível e penal”. APMP prestigiou a solenidade
30 de novembro de 2023

O projeto Restaurando Corações, desenvolvido pela associada e promotora de Justiça, Simone Berci Franconlin, foi condecorado com a 2ª colocação do Prêmio CNMP 2023, na categoria “II Persecução cível e penal”. A cerimônia de reconhecimento dos projetos premiados foi realizada na última segunda-feira (29), em Brasília. O 1° vice-presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos prestigiou a solenidade.

Os trabalhos premiados foram selecionados entre 45 semifinalistas, que integraram uma lista de 586 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer à premiação.   

Nessa 11ª edição do Prêmio CNMP, três projetos foram agraciados em cada uma das nove categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e a categoria especial, “Defesa do regime democrático”.     

Associada enaltece o reconhecimento do Direito da Vítima 

Simone Francolin lembrou que a premiação fez com que ela lembrasse do início do projeto e vibrou com o reconhecimento da necessidade de ênfase na proteção dos direitos das vítimas. “A premiação me fez vivenciar novamente a transformação social que aconteceu por meio da iniciativa e relembrar atendimentos e também pessoas que me acompanharam ao longo dessa caminhada, em especial minha assessora Ana Laura Vieira e da psicóloga Marina Cury, parceira da iniciativa”, disse. 

“Também foi de enorme satisfação ver o direito da vítima reconhecido em uma premiação do Conselho Nacional do Ministério Público”, completou Francolin. 

Ela destacou, ainda, o longo processo desde a inscrição até a premiação, além da alegria que sentiu ao ver o projeto ser premiado pelo CNMP. “O processo até a premiação foi longo, foram vários os momentos desafiadores; o projeto foi reescrito várias vezes para solucionar obstáculos encontrados no caminho. Foi uma enorme satisfação pessoal e profissional participar dessa premiação em meio a tantas iniciativas, o que somente foi possível com o apoio dos servidores, da minha equipe e uma classe altamente capacitada”, lembrou a promotora. 

Por fim, a associada lembrou que existem várias iniciativas importantes sendo realizadas por colegas no estado e salientou que espera que a premiação do “Restaurando Corações” sirva de estímulo para que outros trabalhos sejam realizados, mesmo diante de possíveis dificuldades. 

“Que a publicação desse resultado impulsione promotores e servidores da instituição na realização e publicação de iniciativas e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, ainda que as condições não sejam as mais justas e sim as possíveis. Que fortaleça o espírito de resiliência, tão necessário para o desenvolvimento de políticas públicas de relevante impacto social”, ressaltou. 

Conheça o “Restaurando Corações” 

O projeto foi idealizado com o propósito de tratar como prioridade os inquéritos e processos penais referentes a crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes, sem descuidar do atendimento e acolhimento as vítimas diretas e indiretas, ou seja, os pais e aos responsáveis. 

A atuação do Ministério Público nesse contexto ocorre em três frentes: acolhimento, esclarecimento e melhoria da qualidade da prova e celeridade processual.  

Clique aqui para saber mais sobre o projeto e assista ao vídeo da iniciativa: 

https://www.youtube.com/watch?v=atElbJM6sXY&t=2s 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.