Notícias

Roberta Franco Massa falou sobre feminicídio e discutiu a violência de gênero

Confira
23 de julho de 2021

No dia 20 de julho, a associada Roberta Franco Massa, Promotora de Justiça que atua em diversos casos de feminicídio no Tribunal do Júri, em Curitiba, concedeu entrevista ao MP no Rádio, que teve a edição voltada ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído por lei, em memória da morte violenta da advogada Tatiane Spitzner, ocorrida em 22 de julho de 2018, na cidade de Guarapuava.

Durante a entrevista, a associada falou sobre como o feminicídio veio para destacar esse contexto em que muitas mulheres morrem no Brasil. A Promotora ressaltou a importância em retirar da invisibilidade esse contexto da violência de gênero, no qual as mulheres no Brasil são vítimas de morte violenta, na maioria das vezes por conta do machismo, patriarcalismo e da misoginia.

Roberta tratou sobre a Lei do feminicídio, que procura destacar que o contexto em que as mulheres morrem é diferenciado, pois morrem devido à violência de gênero. E, para a associada, é preciso termos conhecimento da situação da violência de gênero, termos estatísticas reais, para que possam ser formuladas políticas públicas efetivas de combate, de prevenção e de erradicação da violência de gênero.

A Promotora relatou como identificar os sinais da violência de gênero, como, por exemplo, um relacionamento abusivo. Por fim, indicou quais canais de denúncia que as vítimas podem recorrer para solicitarem ajuda e até mesmo medidas protetivas contra o agressor.

Clique aqui para ouvir a entrevista completa.

Foto: MPPR.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.