Notícias

Rosana Demchuk conta sobre a cultura ucraniana

Tradição, cultura e costumes são preservados de geração em geração na família de Rosana M. Demchuk
1 de agosto de 2018

No dia 04 de julho, a associada Rosana M. Demchuk, promotora de Justiça, assistiu a apresentação do Folclore Ucraniano Barvinok, atração do 57º Folclorize - Festival Folclórico de Etnias do Paraná, realizado no Teatro Guaíra. A associada tem estreitos laços com a referido grupo, em razão da participação de sua família. O sogro de Rosana, Bonejos Demchuk, e a sua tia Ana Demchuk fizeram parte do grupo e, atualmente, seu filho Marcus Vinicius, de 07 anos, participa.

Ainda, familiares maternos também participam de outro grupo folclórico ucraniano, o Poltava.

 

Espetáculo no Teatro Guaíra

Para a promotora, o espetáculo no teatro Guaíra foi magnífico. “A apresentação do Barvinok foi magnífica, com o teatro Guaíra lotado. O programa, muito bem traçado, levou para o público uma viagem para a Ucrânia, passando por suas estepes centrais, os Montes Cárpatos, as comemorações da chegada da primavera e os festejos dos famosos cossacos. Toda essa história foi muito bem interpretada pelos seus dançarinos, que tiveram o suporte necessário de sua própria orquestra e coral”, relatou.

 

Origens 

Rosana Demchuk explicou sobre a origem dos grupos ucranianos na capital paranaense:

 

Em Curitiba, existem dois grupos de folclore ucraniano, o Barvinok, pertencente à Sociedade Ucraniana do Brasil, e o Poltava.

 

O Barvinok foi fundado em 1930, por jovens agricultores e imigrantes ucranianos. É o grupo mais antigo do Brasil, vindo ininterruptamente cumprindo a tarefa de disseminar e manter viva a cultura ucraniana, através da música e da dança em diversas apresentações nos territórios nacional e internacional.

 

Os dois grupos (Barvinok e Poltava) são do mesmo nível, possuindo um extraordinário coral, excelentes dançarinos e coreógrafos. Nesse ano, o grupo folclórico Barvinok e o grupo Poltava repetiram o sucesso dos anos anteriores, lotando o Teatro Guaíra durante o festival folclórico.

 

Em reconhecimento à importância do trabalho realizado pelo Grupo Barvinok, em 2010, o Governo Democrático da Ucrânia concedeu ao mesmo o título de "NARÓDNYI AMATÓRSKYI UKRAÍNSKY FOLKLHÓRNYI KOLEKTEV BARVINOK", título atribuído aos mais importantes grupos na contribuição para manutenção da cultura daquele país. 

 

Atividades tradicionais 

Ainda, a associada conta que Marcos Vinícius, seu filho, frequenta todos os sábados a Sociedade Ucraniana do Brasil, onde é aluno da "Subotna Schkola Lessia Ukrainka" (Escola do sábado Lessia Ukrainka)*:

 

A participação do Marcos Vinícius é no grupo infantil da "Subotna Schkola". As crianças realizam seus ensaios todos os sábados à tarde na sociedade ucraniana, local em que funciona a “Subotna Schkola Lessia Ukrainka”. Trata-se de uma escola ucraniana na qual, além do folclore, ensina a língua ucraniana e o artesanato, como por exemplo, a pintura de "pêssankas". A escola do sábado ensina a cultura ucraniana para crianças descendentes ou não de ucranianos.

*Lessia Ukrainka era uma escritora ucraniana cujo pseudônimo “Ukrainka” significa em ucraniano livre Lessia Ucraniana.

História contada através do tempo

A tradição na família de Rosana Demchuk vem sendo transmitida de geração em geração, e o amor por essa cultura e seus costumes fortalece ainda mais a mensagem que é repassada para os familiares. “Os meus antepassados e os do meu marido vieram da Ucrânia, cujos costumes foram sendo transmitidos de pais para filhos. Desde criança fui ensinada a apreciar a cultura ucraniana com toda a sua riqueza. E o amor por esta cultura, consubstanciado na dança, nas artes e no aprendizado da língua ucraniana, faz com que queiramos manter viva essa tradição”, contou a associada.

Conheça melhor a cultura ucraniana: www.rcub.com.br/rcub 

 

Fotos

Sociedade Ucraniana











Teatro Guaíra







Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.