Notícias

Rosângela Gaspari é a primeira mulher a ser eleita corregedora-geral do MPPR

Confira
1 de dezembro de 2021

Na tarde desta quarta-feira, dia 1° de dezembro, a associada Rosângela Gaspari, procuradora de Justiça, foi eleita a nova corregedora-geral do Ministério Público do Paraná (MPPR) para o biênio 2021-2023, primeira mulher a ocupar o cargo. 

A procuradora foi candidata única ao cargo e obteve 99 dos 108 votos do Colégio de Procuradores de Justiça - foram registrados seis votos em branco e três votos nulos. A cerimônia de posse será realizada no dia 13 de dezembro, em Curitiba. Deixará o cargo o associado Moacir Gonçalves Nogueira Neto, procurador de Justiça e corregedor-geral entre 2010 e 2013 e entre 2017 e 2021. 

A associada Rosângela Gaspari comentou sobre o novo cargo: “Ser eleita a primeira Corregedora do Ministério Público do Paraná representa um paradigma não apenas para as demais agentes ministeriais, mas para todo o universo feminino, que historicamente já sofreu tantos reveses e merece representatividade. Estou honrada e não se trata de projeto pessoal, mas de desafio com o objetivo de colaborar para a continuidade de uma Instituição forte, primando pela eficiência do serviço público e efetividade das nobres atribuições ministeriais”. 

Carreira 

Rosângela Gaspari tomou posse no Ministério Público do Paraná em 12 de junho de 1990, iniciando na carreira como promotora substituta em Paranaguá. Após, como promotora de Justiça titular, passou pelas comarcas de Campina da Lagoa, Mallet, Palmas e Curitiba. Na Capital, foi uma das fundadoras da Promotoria de Investigação Criminal - PIC (atualmente Gaeco), no ano de 1994, onde permaneceu por sete anos. Atuou no Setor de Recursos Criminais (Especial e Extraordinário), na gestão de dois diferentes Procuradores-Gerais. Integrou o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOP) Criminais, do Júri e de Execuções Penais, por quatro anos, até ser convidada para compor a equipe da Corregedoria-Geral como promotora corregedora. Promovida à procuradora de Justiça em 15 de maio de 2012, compôs Banca Examinadora do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Paraná. Desenvolveu, no ano de 2013, projeto que resultou na implantação do NAVES - Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro, onde permaneceu como coordenadora, cumulativamente com as atribuições junto à 4ª Procuradoria de Justiça Criminal, até dia 24 de outubro de 2021. 

A APMP parabeniza a associada por esta conquista, um acontecimento inédito no MPPR!

Fotos: Acervo pessoal Rosângela Gaspari e MPPR. 

Com informações: MPPR.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.