Notícias

Vídeo “Mulheres Negras e Interseccionalidades” | Assista

Confira o vídeo, elaborado por Aparecida Suely Barbosa e Patricia Krukoski Nader
6 de setembro de 2022

O vídeo “Mulheres Negras e Interseccionalidades” foi exibido na 3ª reunião expositiva do Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Sistema de Justiça do Estado do Paraná. Elaborado por Aparecida Suely Barbosa, assessora jurídica da Coordenadora da Política Estadual de Atendimento ao Público (CPEAP) do MPPR; e Patricia Krukoski Nader, estagiária de graduação da CPEAP do MPPR; o vídeo faz uma homenagem à diversas mulheres negras que fizeram história, citando personalidades, desde o ano de 1600 até os dias atuais.  

Aparecida Suely Barbosa compartilhou com a APMP como foi elaborar o conteúdo: "A ideia inicial foi mostrar que apesar de todas as agruras sofridas e enfrentadas diariamente pelas mulheres negras no sistema de justiça, que a nossa luta é constante, precisamos estar vigilantes e alertas, é necessário lembrar as pessoas o legado deixado por aquelas mulheres negras que vieram antes de nós, e sua representatividade para as que estão cotidianamente construindo um lugar mais acolhedor e humano. Pensei também na relevância da frase da Jurema Werneck: "Nossos passos vêm de longe", e aqui ouso incluir, que "nossos passos vêm de longe", e vão além. Para seguirmos em frente, é fundamental saber de onde viemos, reconhecer a ancestralidade, nos apropriarmos da nossa identidade.

Assista aqui

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.