Notícias

Walkíria Moreira da Silva Naked

1ª Promotora de Justiça nomeada do MPPR e 1ª advogada da OAB-PR
2 de março de 2020

Walkíria Moreira da Silva Naked marcou a história no Estado do Paraná, sendo a 1ª Promotora de Justiça nomeada do Ministério Público do Paraná (MPPR) e 1ª advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR).

Sua relevância na história começou no ano de 1929, conforme recortes de jornais, com uma solicitação para obter o direito ao porte de arma, usando o nome de seu marido, o advogado Sagy Naked, na tentativa de buscar mais segurança, em vista das ameaças que ela e seu cônjuge estavam sofrendo na época, por se oporem às elites locais. Apesar disso, segundo os jornais daquele período, Sagy foi assassinado em 1930, pelo chefe de polícia na recém-criada comarca de Prudentópolis/PR. Mesmo com todos os esforços e denúncias de Walkíria, o assassino de seu marido ficou impune.

Com a chegada da Revolução de 1930, Walkíria se alistou na Legião Republicana, voluntariando-se publicamente em um batalhão revolucionário. Além disso, foi criado um batalhão com o nome de seu marido falecido, como símbolo das transformações e do apoio ao novo governo tenentista. Em meio a esse contexto, foi nomeada Promotora pública da comarca de Ponta Grossa, pelo Decreto nº 93, do dia 13 de outubro de 1930, tornando-se a primeira mulher a atuar no Ministério Público do Paraná (MPPR).

Mesmo após receber convite para integrar a Interventoria Federal do Paraná, Walkíria não cedeu e permaneceu no cargo. Entretanto, consta que ela foi exonerada do MPPR, a pedido, no dia 29 de novembro de 1930.

Ainda, Walkíria marcou a história jurídica do Paraná por ter sido a 1ª advogada da OAB-PR. Ela foi a única mulher entre os 127 membros fundadores da Ordem.


Com informações: Memorial do MPPR.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.