Notícias

APMP iluminou a sede e promoveu diversas iniciativas durante o “Outubro Rosa”

Confira como foram as ações
1 de novembro de 2023

A APMP realizou uma série de ações em apoio à Campanha Internacional “Outubro Rosa” para conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, como fator essencial à prevenção ao câncer de mama. Assim como nos quatro anos anteriores, a fachada externa da sede de Curitiba foi iluminada de rosa, além da recepção no segundo andar. 

A Associação promoveu, ainda, eventos e campanha em prol da causa envolvendo as associadas, dependentes, convidadas e Instituições parceiras. 

Entre os eventos realizados em outubro, estão o Café da Tarde com Mulheres (realizado em parceria com Sicredi/CredJuris e PROMED); e o Brunch Mulheres, iniciativa da Diretoria Operacional de Mulheres da APMP.  

Durante o mês, a APMP também promoveu a Campanha “MAMAMIGA”, que arrecadou fundos para doação de Prótese Mamária às mulheres mastectomizadas. A ação é fruto de uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.  

A Associação utilizou ainda as redes sociais como ferramenta para incentivar as ações do Outubro Rosa, quando publicou o depoimento da associada e promotora de Justiça Ana Paula Pina Costa. Na divulgação foram explicados quais os direitos das mulheres no âmbito da saúde pública, lembrando que o SUS oferece todo o tratamento necessário às mulheres (assista aqui ao vídeo). 

Outubro Rosa  

O movimento conhecido como Outubro Rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. Essa campanha, hoje internacional, tem o objetivo de conscientizar a população para que haja controle do câncer de mama por meio do autoexame e de outros métodos de prevenção.   

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 73.610 mulheres desenvolverão câncer de mama até o fim de 2023. No ano de 2021, o INCA registrou cerca de 18.000 mortes devido ao câncer de mama. A doença é o tipo mais comum, depois do câncer de pele. Ainda, é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.  

Os principais sinais e sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). 

Com informações: INCA. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.