Notícias

Associada Mônica de Azevedo recebe homenagem da OAB-PR no Encontro das Mulheres Advogadas

Veja como foi o Encontro
15 de dezembro de 2022

No começo de dezembro (08), Mônica Louise de Azevedo, procuradora de Justiça do MPPR, foi homenageada no Encontro das Mulheres Advogadas, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR). A homenagem também se estendeu para a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Ana Lúcia Lourenço, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PR.  

O evento tratou do enfrentamento da violência de gênero. A presidenta da OAB Paraná, Marilena Winter, ao abrir o encontro, comentou: “Pensamos nesse encontro para falar sobre justiça e questões de gênero. É um dia para enfatizarmos a importância do enfrentamento da violência doméstica. A forma como cresce a violência contra as mulheres é uma cicatriz em nossa sociedade.”  

Sobre a homenagem prestada a Mônica de Azevedo, a presidente da OAB-PR, que foi sua colega de turma na graduação, ressaltou: “A homenagem à Mônica Louise de Azevedo, feita pela OAB/PR, no Dia da Justiça, é um reconhecimento ao trabalho dela em prol da efetividade da justiça. Além das importantes funções institucionais, que beneficiam os mais vulneráveis da sociedade, faz um trabalho voluntário de coordenação do Grupo Interinstitucional de Gênero do sistema de Justiça. Único no Brasil, reúne todas as esferas da Magistratura e do Ministério Público, e, graças à sensibilidade da Mônica, passou a congregar também a advocacia e a defensoria pública. Esse Grupo trabalha permanentemente para que o sistema de Justiça no Paraná reconheça e enfrente a discriminação de gênero, internamente e na sociedade. Especialmente, vem ajudando a construir uma jurisprudência com perspectiva de gênero no âmbito dos tribunais do Paraná e região, esforço inédito no país. Merece muito ser homenageada!”.  

Na oportunidade, Mônica de Azevedo falou sobre o Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Sistema de Justiça no Estado do Paraná, formado por várias instituições do sistema de Justiça do Estado do Paraná, inclusive pela Associação Paranaense do Ministério Público - APMP (Confira aqui uma página de destaque no site de Mulheres Associadas da APMP com as iniciativas do Grupo), e sobre o protocolo do julgamento com perspectiva de gênero (Veja aqui mais detalhes sobre a entrega do protocolo, cerimônia em que a APMP esteve presente).    

Mônica comentou sobre a atuação do Grupo: “O Grupo Interinstitucional não estuda apenas o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero do CNJ, mas também temas que tratam sobre mulheres e o reconhecimento de suas vulnerabilidades pelo sistema de justiça a parte da experiência de cada uma das instituições (MPs, Poder Judiciário, OAB e defensorias). Para uma atuação com lentes de gênero em todas as áreas”.  

Além da presidenta da OAB-PR e das homenageadas, compuseram a mesa o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Baracat, o vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, a vice-presidente da CAA-PR, Kelly Cristina de Souza, as conselheiras federais Silvana Niemczweski e Graciela Marins, a presidenta da Comissão das Mulheres Advogadas, Emma Palu Bueno, além de Conselheiros, diretores e membros de comissão.  

Com informações: OAB-PR.  

Fotos: Roberta Ling / OAB-PR. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.