Março foi um mês de celebração, reconhecimento e conquistas para as mulheres da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Demonstrando sua versatilidade, as associadas participaram ativamente de eventos, reuniões estratégicas, homenagens e competições esportivas, reafirmando seu protagonismo em diversas áreas. Confira os destaques das iniciativas que marcaram o Mês da Mulher:
Eventos
A programação especial teve início com a participação da Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, no evento de lançamento do livro "Perspectivas de Gênero na OAB Paraná", em 8 de março.

No dia 19, a integrante da Comissão de Mulheres, Mariana Andreola de Carvalho Silva esteve presente na Cerimônia de Posse e Inauguração da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Balsa Nova.

Entre os dias 21 e 23, aconteceu a segunda edição do ‘Entre Elas’, evento que fortaleceu a união entre as associadas da APMP. Encerrando o mês, o Grupo de Estudos de Maringá promoveu um jantar especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 26.
Reuniões
A atuação das associadas também se destacou em importantes encontros institucionais. Representando a APMP, Mariana Andreola e Mônica Louise de Azevedo participaram da reunião do Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero com a nova presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Lídia Maejima, no dia 14.

Já no dia 21, Mariana Dias Mariano esteve presente na reunião da Comissão Nacional da CONAMP Mulheres, reforçando o compromisso da Associação com a equidade de gênero no Ministério Público.
Palestras
Compartilhando conhecimento e experiências, as associadas da APMP brilharam em palestras ao longo do mês. No dia 7, Luciana Linero participou de um evento que destacou o protagonismo de mulheres com deficiência, reforçando a importância da inclusão e acessibilidade.

No âmbito acadêmico, Melissa Cachoni Rodrigues, diretora de Desenvolvimento Pessoal da APMP, ministrou, no dia 10, a aula inaugural da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abordando temas relevantes para a formação acadêmica e profissional.

A representatividade da APMP também esteve presente no “Encontro Nacional dos Juizados do Torcedor – Desafios do Poder Judiciário no Combate à Violência e à Discriminação em Grandes Eventos Esportivos e Culturais”. A associada e diretora da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Fernanda da Silva Soares, contribuiu para o debate, em 20 de março, ao lado de magistrados, membros do Ministério Público e especialistas em Direito Desportivo.

Encerrando a agenda de palestras, Gabriela Hanna Pereira, promotora de Justiça Substituta, participou do evento "Vozes de Transformação", no dia 28, trazendo reflexões sobre o impacto das mulheres na sociedade e o fortalecimento do protagonismo feminino em diversas esferas.

Homenagens
O reconhecimento pelo trabalho e dedicação também esteve em evidência. Simone Lúcia Lorens, diretora de Defesa de Prerrogativas da APMP, foi homenageada no dia 7 com a Medalha Embaixador da Paz, um importante reconhecimento por sua atuação e compromisso com a justiça e a igualdade.

Na mesma data, a associada Suzane Maria Carvalho do Prado foi agraciada com a Medalha Heróis dos Campos Gerais, da Polícia Militar do Paraná. A honraria tem como objetivo reconhecer e homenagear figuras locais que se destacam pelos relevantes serviços prestados à corporação e, consequentemente, à sociedade paranaense.

Esportes
Março também foi marcado por conquistas no esporte. Representando a força feminina nas competições, Cibele Dioni Teixeira brilhou ao conquistar o terceiro lugar no Sesc Triathlon Caiobá, no dia 23.

Já no Circuito SESI, Helena Colonhesi do Amaral, pensionista da Associação, garantiu o primeiro lugar no pódio, em 30 de março.

Ainda no mesmo dia, a associada Mariana Andreola e Priscila Mocellin participaram da Corrida da Mulher, levando o nome da APMP para mais um evento esportivo.

Cada uma dessas ações reflete a força, o talento e a dedicação das nossas associadas. Seguimos avançando juntas, conquistando mais espaços e fortalecendo a representatividade feminina no Ministério Público e na sociedade.